Diversas

FCJA RECEBE EQUIPAMENTOS PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM

FCJA RECEBE EQUIPAMENTOS PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM

A Fundação Carlos Joffre do Amaral (FCJA) efetuou a entrega oficial, nesta quinta-feira (08/05), de 25 calculadoras, 20 tablets e 1 notebook aos jovens entre 14 e 20 anos que frequentam os cursos de Aprendizagem levados adiante pela instituição. Os equipamentos custaram R$ 16.200,00 e foram adquiridos através de projeto encaminhado e aprovado pelo Fundo de Infância e Adolescência (FIA). E serão utilizados para dinamizar e melhorar a qualidade das aulas do curso de Assistente Administrativo, que 66 jovens de três diferentes turmas estão fazendo na FCJA. A entrega contou com a presença do Presidente do SCC, idealizador da FCJA e dos cursos de Aprendizagem, Roberto Amaral; do Presidente da instituição, Agostinho Abati; do Secretário Municipal de Assistência Social, Amarildo Farias; presidente e outros representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, Ivani Andrade Cavalca; vereador Juliano Polese, entre outras autoridades.
De acordo com Marly Andrade, superintendente da FCJA, os cursos de Aprendizagem estão acontecendo na instituição desde março de 2012. De lá para cá, já foram 141 jovens que se formaram, adquirindo formação geral para a cidadania, além de disciplinas preparatórias para o ingresso e inclusão no mercado de trabalho. Marly explicou que os jovens são contratados pelas empresas como aprendizes para um estágio com duração máxima de dois anos. Neste período, fazem quatro horas diárias nas empresas (Aprendizagem), a parte prática. E um dia por semana (4 horas) na FCJA, fazendo o curso de Assistente Administrativo (a parte teórica).
“Destes 141 jovens que já se formaram, muitos deles já estão contratados nas empresas onde estagiaram ou até em outras, recomendados pelas empresas onde estagiaram. Com certeza, estão muito melhor preparados para esse início profissional”, explicou Agostinho Abati, presidente da FCJA. “Lá mesmo no SCC acabamos de entrevistar um desses jovens que tinha feito estágio em um banco da cidade. Quando terminou o estágio no banco, o gerente nos encaminhou esse jovem com uma indicação de que tinha feito um belo trabalho. Isso com certeza é um atestado de que este curso faz muita diferença na vida destes jovens”, acrescentou.
Robert Brayan, 19 anos, é um desses jovens. Ele faz estágio na Ambev há 12 meses. E uma vez por semana está na FCJA no curso de Assistente Administrativo. “Estou gostando muito do meu trabalho lá na Ambev. E também do curso aqui na FCJA. Aprendemos vários conteúdos e dicas que são bem importantes para o trabalho e para a vida”, disse. “Meu sonho é ser contratado pela Ambev ao final do estágio e continuar estudando e trabalhando”, afirmou. Nicole Correia Ferraz de Souza, 16 anos, é outra aluna. Ela faz estágio na Flex Contact Center. E uma vez por semana está no curso de Aprendizagem, na FCJA. “Lá na Flex eu sou recepcionista. E esse curso tem me ajudado muito. Agora com esses equipamentos a qualidade das aulas vai melhorar ainda mais”, disse.
Loreno Siega – Assessoria de Imprensa do SCC